As 3 Chaves Para Superar a Ansiedade

A ansiedade pode se manifestar de maneiras diferentes, mas com o mesmo estado emocional: o sentimento de ameaça e perigo, juntamente com o sentimento de desamparo e vulnerabilidade .

A ameaça pode advir, nos casos mais comuns, de problemas comuns em nossas vidas, como medo de infidelidade ou desmembramento do casal, não poder passar no exame, não fazer um bom trabalho, não obter aceitação ou aprovação social etc.

Nos distúrbios tratados por psicólogos, a ameaça é mais irracional e menos realista , pode aparecer em ataques de pânico como medo de um ataque cardíaco, nas hipocôndrias pode ser medo de contrair câncer ou AIDS, na fobia Social é o medo de críticas ou ridículo; em geral, a ansiedade pode ser o medo de um membro da família sofrer um acidente ou, em desordem obsessiva, pode ser o medo de contaminação.

A ansiedade sobre problemas relacionados a distúrbios de vida ou psicológicos, em ambos os casos, é acompanhada pela experiência de incapacidade de controlar ou enfrentar a ameaça . Nos casos clínicos, o sentimento de desamparo e vulnerabilidade é muito mais intenso.

Se atualmente você está sentindo ansiedade, leia as seguintes chaves para poder enfrentá-lo e superá-lo. Se você tiver algum tipo de tratamento, poderá consultar seu psicólogo ou terapeuta sobre a aplicação das chaves a seguir.

Eu consegui superar minha ansiedade fazendo o uso do Captril que é um suplemento natural em cápsulas que ajuda combater ansiedade, depressão e melhorar a qualidade do sono.

Chave 1: Aprenda a mudar pensamentos negativos.

Os pensamentos negativos podem ser muito variados, mas geralmente capturam o medo central da pessoa: “Tenho certeza de que eles vão me suspender”, “O avião sofrerá um colapso e cairá”, “Isso me dará um ataque cardíaco”, ” Meu filho sofreu um acidente “,” Se eu não acionar o interruptor, ocorrerá uma grande desgraça “,” Tenho certeza de que minha mente ficará em branco e que eu vou me fazer de bobo “.

Pensar insistentemente em algo negativo aciona o sistema de alarme do organismo que se coloca em posição de enfrentar um perigo, por exemplo, o coração bate mais rápido, preparando a resposta de confronto ou fuga. Isso gera sensações no organismo que, por sua vez, geram novos pensamentos negativos do tipo “me sinto muito mal”, “está me dando algo muito ruim”, “não posso suportar isso”.

Portanto, é essencial aprender a mudar pensamentos negativos. Esse objetivo é geralmente um dos mais importantes no trabalho dos psicólogos, não apenas no tratamento da ansiedade, mas também em qualquer outro tipo de distúrbio emocional.

A mecânica da mudança de pensamento é aprender a identificar pensamentos negativos que geralmente são bastante automáticos e, portanto, inconscientes. Uma pessoa pode mergulhar em diálogos e pensamentos negativos sem ter uma consciência clara de ser “hipnotizada” pela tirania dos pensamentos.

Para aumentar a conscientização, precisamos escrevê-los , se possível, no mesmo momento em que ocorrem, se não pudermos naquele momento, faremos o mais breve possível.

Mais tarde, devemos nos esforçar para escrever pensamentos racionais e realistas como um antídoto para pensamentos negativos tóxicos. É um exercício literário que ele está fazendo, que, assim como podemos aprender uma língua, nossa mente está aprendendo a retificar e mudar, promovendo pensamentos mais realistas e positivos em nossa maneira habitual de pensar.

Pensamentos realistas e positivos devem ser lidos em voz alta repetidas vezes . É possível que, embora com a mente racional acreditemos que elas sejam verdadeiras, com o nosso coração ainda não acreditemos nela e, portanto, devemos fazer um esforço marcante para falar consigo mesmo com convicção com os novos pensamentos positivos.

Chave 2: Aprender a mudar a ansiedade de combate, aceitando-a.

Os psicólogos chamam de ansiedade primária causada pelos problemas da vida , como trabalho, parceiro ou filhos, economia, saúde, etc … mas quando o medo de uma pessoa é direcionado para sua própria ansiedade, temos o ansiedade secundária . Ou seja, uma pessoa fica assustada ao experimentar medo ou ansiedade.

E, claro, na ansiedade secundária, trata-se de evitar tudo o que causa ansiedade : no caso de ataques de pânico, você evita as sensações físicas associadas a doenças graves, como observar os batimentos cardíacos, no caso de fobia social, situações sociais que geram ansiedade são evitadas, no caso de transtornos obsessivos, pensamentos negativos que geram ansiedade são evitados, na agorafobia, na rua ou em locais fechados com saída difícil, etc.

Bem, é algo bem conhecido dos psicólogos como combater a ansiedade ou evitar as situações que a provocam gera mais ansiedade . A pessoa com ansiedade tenta não perceber sensações ansiogênicas em seu corpo e não vai a lugares onde a ansiedade pode ser desencadeada.

Portanto, ser capaz de superar a ansiedade paradoxalmente requer uma atitude de aceitação , de “rendição” e não luta contra as manifestações da ansiedade. É conveniente que alguém ouse sentir plenamente as manifestações de ansiedade no corpo, prestando atenção a ela e não julgando os sintomas de ansiedade como bons ou ruins ; são simplesmente sensações com as quais temos que nos acostumar novamente.

Por outro lado, temos que recorrer às situações evitadas até atingirmos um nível de tolerância e aceitação que finalmente dê lugar à normalização, como veremos na Chave 3.

Os psicólogos recomendam cada vez mais a prática da atenção plena, pois é uma ferramenta muito eficaz para desenvolver a capacidade de aceitação e equanimidade.

Chave 3: Encare seus medos.

Mesmo se você mudar de idéia e alcançar um bom nível de aceitação dos sentimentos de ansiedade, não poderá superar a ansiedade até enfrentar tudo o que é assustador e conseguir superá-la .

Se você tem medo do seu relacionamento com as pessoas, terá que se expor, mesmo que gradualmente, a situações sociais. Se você tem medo de tocar em coisas que podem contaminá-lo, precisará fazê-lo. Se seu medo estiver relacionado a situações fechadas, você terá que se expor gradualmente até que seu nível de ansiedade diminua nessas situações. Se seus medos têm a ver com situações irreais, como um acidente ocorrendo a um ente querido, você terá que imaginá-lo repetidamente até que esse medo diminua.

Os psicólogos estão acostumados a preparar uma escala de situações de baixa a alta ansiedade para gradualmente gerar treinamento para superar o medo . Por exemplo, se o seu medo é agorafóbico e você tem medo de sair para a rua apenas por medo de ter uma crise de ansiedade e não ter ninguém que possa ajudá-lo, uma lista é preparada começando com a situação da qual você tem menos medo. Por exemplo, faça-me sair pela porta da rua, continuar me distanciando alguns metros, chegar à esquina, contornar o quarteirão, andar 3 minutos me distanciando da casa, 5 minutos, etc.

O tratamento cognitivo-comportamental administrado por psicólogos para superar a ansiedade

A terapia de ansiedade é muito variada, dependendo do tipo de distúrbio em questão. Mas essas três chaves geralmente estão presentes de uma maneira ou de outra em todos os tratamentos . A exposição é uma parte fundamental da superação da ansiedade, pois somente quando você se mostra capaz de enfrentar situações, pode ter a segurança e a confiança necessárias para se sentir bem. As exposições devem ser insistidas pelo tempo necessário até que os níveis de ansiedade sejam inexistentes e pensamentos negativos de ameaça e perigo não sejam gerados.

A aceitação emocional da ansiedade é uma seção muito importante, pois envolve uma mudança significativa na pessoa, o que implica um aumento da tolerância a emoções negativas e, consequentemente, um aumento na qualidade de vida.

Por fim, aprender a mudar de pensamento é uma habilidade que vai muito além de superar a ansiedade. Não cair em pensamentos negativos, preocupações ou pessimismo é uma grande mudança de atitude que leva a um melhor humor e motivação para que todos possam enfrentar os diferentes objetivos vitais que todos temos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *